quarta-feira, 8 de junho de 2011

Conexão 3: Ribeirão Preto, São Paulo.

8 de junho.

                                             Teatro Pedro II - Ribeirão Preto.

Saindo ontem de Beagá rumo a Ribeirão Preto, peguei o voo no aeroporto da Pampulha. Nossa, mas que aeroporto pequeno! Eu imaginava que por ter dois principais aeroportos na Região Metropolitana de Beagá, o de Confins do Mundo e o da Pampulha, eles fossem como o de Guarulhos e o de Congonhas. Mas nessa comparação, Congonhas é quase um internacional. Pampulha é tão pequeno, mas tão pequeno, que quando você desce do táxi na frente dele e atravessa a porta, você já passou pelo Raio-X e entrou na sala de embarque.

Pampulha me lembrou o aeroporto de Calama no deserto do Atacama, no Chile. Fui lá ano passado e até a hora de chegar, ficava imaginando como seria um aeroporto no meio do deserto. De lá até o hotel, que ficava no meio dos pontos de interesse (ou quase), tive que pegar um táxi que custou 39.000 pesos chilenos, o equivalente a cerca de 150 reais. Dei sorte de dividir o táxi com um amigo e um polonês que desembarcou lá na mesma hora e ia pra cidadezinha de San Pedro de Atacama. Diga-se de passagem, até esse momento eu não sabia em que Hotel ia ficar, escolhi lá na hora.

Pausa para digressão. Eu sei que o post é sobre Ribeirão Preto, mas já que eu comecei falando de Belo Horizonte e meti o Chile no meio, vou falar disso. Depois ponho um post só sobre o Chile, mas isso eu preciso falar. O Hotel que fiquei em Atacama foi oferecido por uma funcionária quando eu passei na frente dele. Ela me convenceu com o preço bom, instalações bacanas e Wi-Fi! Isso mesmo, no meio do deserto tinha conexão Wi-Fi, muito da boa por sinal (com perdão do trocadilho) e também ótima recepção de celular. Essa foi nossa salvação, pois um dia à noite quando estávamos voltando de um passeio, o ônibus atolou e não saía mais do lugar. O guia despreocupadamente apanhou o celular (catou o celular, diriam os paulistas) e chamou ajuda. Fiquei surpreso e muito feliz. Não fosse isso acho que ou morreríamos de frio ou criaríamos força para suspender aquele ônibus de qualquer maneira.

Enquanto o reforço não chegava, ficamos observando a via láctea num dos céus mais límpidos do mundo e tendo aula de astronomia, porque o guia era um renascentista e discorria sobre os mais diversos assuntos de maneira tão fascinante que prendia nossa atenção (esse passeio foi uma barganha pensando no que eu paguei e no que eu vivi de experiências!). No final até torci para o resgate demorar mais um pouco e ter mais aula sobre as constelações e sobre como me localizar com base nas estrelas caso algum outro dia eu me perca na floresta ou em outro deserto.

                                         O deserto do Atacama, no Chile.

Voltando a Pampulha, depois de ter atravessado o aeroporto com 20 passos, embarquei na aeronave da Passaredo, uma companhia que divide os voos com a Gol. Outra surpresa! Nunca tinha viajado com eles e a aeronave era super pequena. Acho que ontem foi o dia micro. Aeroporto micro, aeronave micro. A aeronave era tão pequena que conseguia ser menor do que os turboélices da Trip, menor que o avião da uruguaia Pluna. Essas últimas têm duas cadeiras de cada lado do corredor. A Passaredo tem uma cadeira de um lado, o corredor e duas do outro. O bom é que é o avião perfeito para quem é egocêntrico, você fica ali sentado sozinho, podendo se levantar para ir ao banheiro (que eu por amor à minha vida resolvi não visitar, com medo de que a minha urina retornasse sobre minha cabeça no ciclo natural da natureza e seguindo as leis da física), e sem ninguém babando no seu ombro ou puxando conversa quando você quer ler Harry Potter ou assistir Fringe no notebook.

Chegando ao destino, tomei um táxi e fui me hospedar no shopping.

Come again?

Isso mesmo! Eu não estou tão louco com as viagens a ponto de errar minha hospedagem, ainda. Eu me hospedei no Ribeirão Shopping porque o hotel fica praticamente dentro dele. Para acessá-lo é preciso entrar no estacionamento do shopping. A porta do hotel fica de frente para a porta do Shopping. Espetacular. Só em pensar de acordar mais tarde no dia seguinte sem precisar pegar táxi, não tem peço (quer dizer, tem, mas não fui eu que paguei).

Outro hotel que é assim é o Ibis Tamboré, em Alphaville. Não é tão dentro do shopping como o Ribeirão, mas tem uma coisa massa. Uma passagem do lado do hotel que leva você a um elevador. Este se abre para um foyer e quando você empurra a porta dá de cara com o corredor do shopping e as pessoas passando. Na primeira vez eu tive um susto. Uma colega minha apelidou de As Crônicas de Tamboré, porque a passagem lembra o armário de Nárnia que leva a outra dimensão.

Sabe que eu adoro essas situações?! Tiram você do dia-a-dia comum. Esses hotéis que ficam em shoppings,ou muito próximos a, são bacanas para pessoas excêntricas. Imagina que delícia você se levantar da cama e decidir que não quer usar o banheiro do quarto! Você pega o elevador e vai usar o do shopping. De lucro ainda passa por umas vitrines.

Abraços e nos vemos amanhã em Piracicaba.

P.S. Hoje é aniversário do meu pai. Então, Feliz Aniversário, pai! 

3 comentários:

  1. Nunca fui em Ribeirão Preto, mas tenho alguns amigos muito queridos que moram aí ou são daí.

    Sempre me falaram muito que Ribeirão é a cidade do Chop, pena que você não bebe e nem vai passar muito tempo aí, se não podia experimentar as choperias famosas da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu descobri que aqui tem muitos jovens e eles adoram ir ao bares e choperias à noite. Tem muitos estudantes que vêm morar aqui que contribuem para essa agitação. Mais uma dica registrada! Também existe a cidade vizinha de São Carlos onde fica o Museu de Aviação da TAM que eu quero muito conhecer.

    ResponderExcluir
  3. ribeirão preto, muito parecido com BH, se ficar um tempinho de pelo menos 1 semana em cada, interessante sair de Beagá e voa para Rib´s City....conhecendo um pouco dos constumes, cultura e ...áh...qlqr outra coisa, perceberá a igualdade notoria!!!! não é atoa que tem muitas empresas que só existem em R.Preto e BH...como o pinguin choperia, por exemplo, mandi, acredito que euroville tbm...enfim.... bacana seu blog heinm... o curtindo aki. abrass e sucesso!!! se ainda estiver viajando, aproveite bem!!!

    ResponderExcluir